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Edital N° 070/2025 - Projeto "Emenda Parlamentar - Economia Popular"
Detalhes
Etapas (Convocações, Resultados, Etc.)
Arquivos (atas, homologações, etc)
SituaçãoConcluído
ModalidadeBolsistas
Tipo:Editais de Seleção
Nº do Edital:070/2025
Publicado em02/06/2025 às 14:21

A Fundação de Apoio à Universidade Federal de São Paulo – FapUnifesp, contratada pela Universidade Federal de São Paulo UNIFESP, contrato nº 190/2024, processo nº 23089.016195/2024-68, com o objetivo de apoiar o projeto “Emenda Parlamentar - Economia Popular”, torna pública a abertura de inscrições destinadas a selecionar bolsistas para apoio técnico ao referido projeto, conforme perfis e atividades descritos a seguir:

1.DESCRIÇÃO DAS VAGAS

Função

Código da Vaga

 

 

Regime das atividades

Resumo das Atribuições

Escolaridade mínima

Quantidade de Vagas

Valor Mensal Bruto (R$)

Duração do contrato

Bolsista

Docente

BOLSA_DOC

Híbrido (atividades presenciais e remotas)

Ministrar, participar e contribuir para a preparação de encontros (aulas), de materiais didáticos e para a avaliação e reorganização do curso, visando futuras reofertas.

Participar de reuniões com a coordenação e os demais bolsistas

Doutorado concluído nas áreas das ciências Econômicas, História, Ciências Sociais Aplicadas e Ciências Humanas.

2 (duas)

R$ 1.700,00

05 (cinco) meses

Bolsista estudante de Graduação 

BOLSA_GRAD

Híbrido (atividades presenciais e remotas)

Ajudar a preparação e participar de encontros (aulas), prestando colaboração e desenvolvendo, eventualmente, alguns temas. Preparar material didático para futuras reofertas do curso. Divulgar novas edições do curso junto à sociedade

Graduando na Eppen Unifesp, campus Osasco

4 (quatro)

R$ 1.200,00

05 (cinco) meses

Bolsista apoio técnico à coordenação

BOLSA_APOIO

 

Exercer atividades de Secretaria do Curso (matrículas, declarações, atestados, controle de frequência, certificação). Colaboração no levantamento de fontes e na editoração de material didático a ser desenvolvido.

Ensino Superior. TAE da Eppen Unifesp

1 (uma)

R$ 850,00

05 (cinco) meses

 

1.1.Compreende-se como perfil de candidatos(as) ao processo seletivo deste edital aquele(a)s que:

1.1.1.Bolsistas Docente

1.1.2. Tenham Doutorado concluído nas áreas das ciências Econômicas, História, Ciências Sociais Aplicadas e Ciências Humanas.

1.1.3. Bolsistas Estudantes de Graduação

              1.1.4.Estejam cursando graduação na Eppen-Unifesp, campus Osasco.

1.1.5.Tenham aproximação temática em seu processo de formação com os temas desenvolvidos no projeto: Economia, teoria econômica, História Econômica, Economia Brasileira.

1.1.6.Bolsista Apoio Técnico à Coordenação

1.1.7. Tenham curso superior concluído e sejam técnicos(as) Administrativos(as) em Educação, atuante na Eppen-Unifesp, campus Osasco


1.2. São atribuições da(os) bolsistas:

1.2.1. Bolsistas Docentes

1.2.2.  Ministrar aulas nos encontros (aulas) previstos em cronograma

1.2.3. Participar e contribuir para a preparação de encontros (aulas)

1.2.4. Coordenar processos de elaboração de materiais didáticos e para a avaliação e reorganização do curso, visando futuras reofertas.

1.2.5. Participar de reuniões com a coordenação e os demais bolsistas

1.2.6. Serão disponibilizadas 02 (duas) vagas.

 1.3.1. Bolsistas Estudantes de Graduação

1.3.2. Ajudar a preparação de encontros (aulas)

1.3.3. Participar de encontros (aulas): prestando colaboração e desenvolvendo, eventualmente, alguns temas.

1.3.4. Preparar material didático para futuras reofertas do curso.

1.3.5. Divulgar novas edições do curso junto à sociedade

1.3.6. Estabelecer contatos com entidades sindicais e dos movimentos sociais de Osasco e região

 1.3.7. Serão disponibilizadas 04 (quatro) vagas.

 1.4.1.    Bolsista Apoio Técnico à Coordenação

1.4.2. Exercer atividades de Secretaria do Curso (matrículas, declarações, atestados, controle de frequência, certificação).

1.4.3. Colaboração no levantamento de fontes de trabalho e para a elaboração de material didático.

1.4.4. Colaboração na editoração de material didático a ser desenvolvido.

1.4.5. Será disponibilizada 01 (uma) vaga.


2. DA DEDICAÇÃO AO PROJETO/REGIME DAS ATIVIDADES

2.1. Para o desenvolvimento das atividades previstas os(as) bolsistas deverão dedicar 20 (vinte) horas semanais.

2.2. As atividades deverão ser realizadas de forma HÍBRIDA (presencial e remota)

 

3.DAS INSCRIÇÕES

3.1. Antes de realizar a inscrição, o(a) interessado(a) em participar do processo seletivo, que recebe bolsa por outra instituição, deverá:

3.1.1. Verificar junto à referida instituição, a possibilidade de acúmulo de bolsas.

3.1.2. Certificar-se de ter disponibilidade de horário para exercício da função, conforme estipulado na cláusula 2. DA DEDICAÇÃO AO PROJETO/REGIME DAS ATIVIDADES.

3. 2. O(a) candidato(a) deverá realizar sua inscrição no período compreendido entre as 00h01min do dia 03/06/2025 e as 23h59min do dia 09/06/2025. Somente serão consideradas válidas, as candidaturas recebidas até esse horário (23h59min).

3.2.1. Para efetivar a inscrição será necessário o envio, para o e-mail recrutamento@fapunifesp.edu.br com cópia para secretaria.integrada@unifesp.br de comprovante de escolaridade, currículo lates e/ou vitae e Carta de manifestação de interesse na vaga, em que se apresente a experiência desejável para a vaga (todos os documentos deverão ser enviados em pdf).

3.2.1.1. A carta de manifestação de interesse na vaga deve estar assinada pelo(a) candidato(a), podendo ser digitalizada ou manuscrita.

3.2.1.2. Não serão disponibilizados modelos para a carta de manifestação de interesse na vaga, ficando a critério do(a) candidato(a) a adoção de formato e conteúdo que entender cabíveis.

3.2.2. No campo assunto do e-mail, informar o NOME completo do(a) candidato(a), o NÚMERO DESTE EDITAL (070/2025) e o CÓDIGO DA VAGA.

3.3. A não apresentação da documentação exigida poderá ser motivo de desclassificação dos candidatos.

3.4. Os candidatos só poderão se inscrever para uma das funções da cláusula 1. DESCRIÇÃO DAS VAGAS.

 

4. DA VERBA ORÇAMENTÁRIA, SUA DISTRIBUIÇÃO E UTILIZAÇÃO

4.1. Será atribuída, conforme especificado:

4.1.1. Bolsista Docente

4.1.2. Serão atribuídas 2 (duas) bolsas mensais, no valor R$ 1.700,00 (um mil e setecentos reais) conforme a previsão orçamentária destinada para esta finalidade, por 6 (seis) meses, correspondente ao período de 01/07/2025 a 30/11/2025.

4.2.1. Bolsista Estudantes de Graduação

4.2.2.  Serão atribuídas 4 (quatro) bolsas mensais, no valor R$1.200,00 (um mil e duzentos reais) conforme a previsão orçamentária destinada para esta finalidade, por 6 (seis) meses, correspondente ao período de 01/07/2025 a 30/11/2025.

4.3.1 Bolsista Apoio Técnico à Coordenação

4.3.2. Será atribuída 01 (uma) bolsas mensais, no valor R$ 850,00 (oitocentos e cinquenta reais) conforme a previsão orçamentária destinada para esta finalidade, por 5 (cinco) meses, correspondente ao período de 01/07/2025 a 30/11/2025.

4.2. Poderão ser aprovados candidatos em número superior às vagas disponibilizadas, os quais comporão cadastro de suplência e poderão ser chamados, de acordo com a ordem de classificação no processo seletivo, em caso de desistência do(a) primeiro(a) colocado(a).

4.3. O início das atividades/contratação ficará condicionado à liberação do recurso financeiro por parte do financiador do Projeto.

 

5. DAS CONDIÇÕES PARA ACEITAÇÃO DAS INSCRIÇÕES

5.1. Apenas serão aceitas as inscrições que obedecerem aos prazos e condições estipuladas neste Edital. Não se permitida a alteração e/ou a complementação da documentação as a submissão do pedido de inscrição, ainda que dentro do prazo, em nenhuma hipótese.

5.2. É vedado o pagamento de bolsa prevista neste edital para candidato(a) selecionado(a) que tenha parentesco em linha reta, colateral ou por afinidade até o terceiro grau com a equipe de coordenação do projeto objeto deste edital.

5.3. É vedada a contratação de bolsista, bem como o pagamento da bolsa prevista neste edital, a candidato selecionado, de nacionalidade estrangeira, que não possua o visto de residência no Brasil (permanente ou temporária) ou que tenha o visto em questão com o prazo de validade vencido, por ser o mesmo de exigência obrigatória.

 

6. DO PROCESSO DE SELEÇÃO

6.1. A seleção será realizada em duas etapas, que consistirão em:

6.1.1. Análise dos currículos e cartas de intenção dos(as) candidatos(as).

6.1.2. Entrevista, que será realizada de forma virtual/eletrônica.

6.2. É de responsabilidade do(a) candidato(a), aprovado(a) para a etapa de entrevista, verificar as informações (dia, horário, local ou plataforma), por meio da divulgação disponibilizada no site https://fapunifesp.edu.br/editais

6.3. Para a etapa de entrevistas poderão ser convocados até 5 (cinco) candidatos por vaga.

6.4. O não comparecimento à etapa de entrevistas acarretará, automaticamente, a desclassificação do candidato, independentemente do motivo alegado.

 

7.DO CRONOGRAMA DO PROCESSO DE SELEÇÃO

Etapa

Descrição

Caráter/Detalhamento

Período

1ª fase

Análise curricular

Classificatória e eliminatória

10/06 /2025

2ª fase

Convocação para Entrevista

Divulgação e Convocação dos Candidatos para 2ª fase

11/06/2025

3ª fase

Entrevista

Classificatória e eliminatória

12/06/2025

4ª fase

Resultado preliminar

Divulgação dos candidatos aprovados antes da etapa de recursos

13/06/2025

5ª fase

Recursos

Solicitação de reconsideração do resultado preliminar

16/06/2025

6ª fase

Resultado pós recursos

Divulgação da listagem final de candidatos aprovados

17/06/2025

 

7.1. O presente processo seletivo será válido por 5 (cinco) meses, contados a partir da data de publicação deste Edital.

7.2. O contrato do bolsista poderá ser prorrogado, mediante interesse da instituição e

disponibilidade de recurso financeiro adicional, hipótese em que haverá retificação do prazo de contratação definido neste edital.

7.3. O valor da bolsa somente conseguirá ser reajustado se houver disponibilidade de recursos financeiros, alteração do plano de trabalho e aprovação do órgão financiador, hipótese em que poderá ser analisada a retificação do valor da bolsa definido neste edital.

7.4. As atividades terão início em 01/07/2025 e término em 30/11/2025, condicionado à liberação do recurso financeiro por parte do financiador do Projeto.

 

8. DOS RECURSOS

8.1. Os recursos referentes ao resultado do processo de seleção deste Edital deverão ser enviados para o endereço eletrônico fap@fapunifesp.edu.br em até 01 (um) dia útil a partir da data de divulgação do resultado. No campo ASSUNTO da mensagem, o(a) candidato(a) deverá identificar: Recurso para processo seletivo PROJETO “Emenda Parlamentar - Economia Popular, EDITAL N°070/2025

8.2. Os recursos serão avaliados pela Comissão de Seleção, que decidi pelo deferimento ou indeferimento do mesmo. Não caberá recurso contra a decisão da Comissão.

8.3. Não será aceita interposição de recursos por outros meios não especicados neste Edital.

 

9. DA CONCESSÃO DA BOLSA

9.1. Os(as) candidatos(as) selecionados(as) como Titular(es) deverá(ão) assinar Termo de Concessão de Bolsa, que será disponibilizado pela FapUnifesp.

9.2. Para elaboração do Termo, logo após a publicação do Resultado Final, os(as) candidatos(as) aprovados(as) como Titular(es), deverão providenciar a documentação, as declarações e os formulários constantes do link https://fapunifesp.edu.br/bolsistas e enviá-la para o e-mail do Projeto: secretaria.integrada@unifesp.br

9.3. É obrigatório que a conta do(a) bolsista seja conta corrente ou poupança, nominal do(a) beneficiário(a), ativa no Banco do Brasil.

9.4. O(a) candidato(a) que não for correntista do Banco do Brasil pode solicitar abertura junto a este, por meio de carta, fornecida pela FapUnifesp, mediante solicitação, e indicar os dados bancários para o recebimento dos pagamentos após sua seleção neste Edital.

9.4.1. A solicitação da carta deverá ser enviada para o e-mail recrutamento@fapunifesp.edu.br, acompanhada de cópia de RG, CPF e comprovante de endereço atualizado.

 

10. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

10.1. As informações prestadas, bem como as documentações apresentadas, serão de inteira responsabilidade do(a) solicitante.

10.2. A inscrição pressupõe a concordância com todos os itens deste Edital.

10.3. Esclarecimentos e informações adicionais sobre o conteúdo deste edital podem ser obtidos por meio do e-mail: recrutamento@fapunifesp.edu.br

10.4. A Comissão Avaliadora reserva-se o direito de resolver os casos omissos e as situações não previstas no presente edital.

10.5. A qualquer tempo o presente Edital poderá ser revogado ou anulado, no todo ou em parte, seja por decisão unilateral da Unifesp e/ou da FapUnifesp, sem que isso implique direito à indenização ou reclamação de qualquer natureza.

10.6. A bolsa é destinada exclusivamente ao desenvolvimento de atividades de apoio institucional ao projeto e não implicará, sob hipótese alguma, em vínculo empregatício.

10.7. Eventual suspeição ou impedimento do(s) membro(s) que compõe(m) a Comissão Avaliadora, deve ser declarada pelo(s) mesmo(s), antes da realização da análise curricular e entrevista do candidato.

 

11. DA PRIVACIDADE E PROTEÇÃO DE DADOS PESSOAIS

11.1. As partes concordam que qualquer atividade de tratamento envolvendo dados pessoais somente será realizada na medida necessária para a execução do objeto da prestação de serviços deste Edital, em conformidade com a legislação vigente sobre Proteção de Dados Pessoais e as determinações de órgãos reguladores/fiscalizadores sobre a matéria, em especial, a Lei nº 13.709, de 14 de agosto de 2018, bem como as demais normas aplicáveis.

11.2. Os dados pessoais coletados para inscrição neste Edital incluem, mas não se limitam às informações necessárias para a execução do objeto do Contrato e têm a finalidade de execução do Contrato, conforme disposto no artigo 7º, inciso V, da Lei nº 13.709/2018 e poderão ser compartilhados com entes parceiros e/ou agentes públicos para fins de prestação de contas.

11.3. Disposições específicas relativas à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) poderão ser dispostas na Política de Privacidade da FAP.

11.4. Dúvidas, questionamentos e requisições relativas à privacidade e a proteção de dados dos titulares que participam deste Edital poderão ser sanadas por seu Encarregado de Proteção de Dados (DPO) da FAP, Sr. João Vitor Finotti, através do e-mail:  dpo@fapunifesp.edu.br.

 

25/06/2025 às 15:56
Resultado Final

A FapUnifesp torna público o resultado final, após conclusão da fase de recursos.

Bolsista Apoio Técnico à Coordenação

APROVADA

ANA PAULA SILVEIRA

SUPLENTE

EDMUR MACHADO SILVA

 

Bolsista Docente

APROVADOS

MARCELO SOARES DE CARVALHO

MURILO LEAL PEREIRA NETO

SUPLENTE

CLÁUDIA ALESSANDRA TESSARI

 

Bolsista Estudantes de Graduação

APROVADOS

ARTUR CALAZANS CAPUCCI

JÚLIA FARIAS MOREIRA

NATÁLIA DE HOLANDA DELFINO

SOPHIA SANTANA PEREIRA

SUPLENTES

1° FELIPE BARBOSA CAMPOS

2° DANIELA CRISTINA MAIA RODRIGUES LUCENA

3° JAIRSON JUNIOR SILVA DE ARAUJO

 

23/06/2025 às 16:32
Resultado Preliminar

A FapUnifesp torna público o resultado preliminar, após conclusão das fases do processo seletivo para contratação de Bolsista

Bolsista Apoio Técnico à Coordenação

APROVADA

ANA PAULA SILVEIRA

SUPLENTE

EDMUR MACHADO SILVA

 

Bolsista Docente

APROVADOS

MARCELO SOARES DE CARVALHO

MURILO LEAL PEREIRA NETO

SUPLENTE

CLÁUDIA ALESSANDRA TESSARI

 

Bolsista Estudantes de Graduação

APROVADOS

ARTUR CALAZANS CAPUCCI

JÚLIA FARIAS MOREIRA

NATÁLIA DE HOLANDA DELFINO

SOPHIA SANTANA PEREIRA

SUPLENTES

1° FELIPE BARBOSA CAMPOS

2° DANIELA CRISTINA MAIA RODRIGUES LUCENA

3° JAIRSON JUNIOR SILVA DE ARAUJO

 

17/06/2025 às 12:21
Convocação para Entrevista

Convocamos os candidatos a seguir, para a fase de entrevistas que será realizada a partir do dia 18/06/2025 a 20/03/2025, nos horários especificados abaixo.

 As entrevistas serão realizadas por vídeo conferência, através da plataforma Google Meet.

 Dia 18/06/2025

BOLSA_APOIO

19h:30min - ANA PAULA SILVEIRA

Link da videochamada: https://meet.google.com/qxo-opyz-goo

 

19h:45min - EDMUR MACHADO SILVA

Link da videochamada: https://meet.google.com/avk-ghhs-koy


BOLSA_DOC

20h:00min - MARCELO SOARES DE CARVALHO

Link da videochamada: https://meet.google.com/ztx-cubg-iwr

 

20h:15min - CLÁUDIA ALESSANDRA TESSARI

Link da videochamada: https://meet.google.com/zyu-drsi-yrv

 

20h:30min - MURILO LEAL PEREIRA NETO

Link da videochamada: https://meet.google.com/jxj-nsbu-phi

 

Dia 20/06/2025

BOLSA_GRAD

11h:00min - ARTUR CALAZANS CAPUCCI

Link da videochamada: https://meet.google.com/vfo-imwr-eye

 

11h:15min - JÚLIA FARIAS MOREIRA

Link da videochamada: https://meet.google.com/bip-ctwj-jzr

 

11h:30min - FELIPE BARBOSA CAMPOS

Link da videochamada: https://meet.google.com/eus-cuxq-ffj

 

11h:45min - JAIRSON JUNIOR SILVA DE ARAUJO

Link da videochamada: https://meet.google.com/vsy-anbi-zfa

 

12h:00min - DANIELA CRISTINA MAIA RODRIGUES LUCENA

Link da videochamada: https://meet.google.com/ivp-etne-gfs

 

12h:15min - NATÁLIA DE HOLANDA DELFINO

Link da videochamada: https://meet.google.com/czq-bajm-tcr

 

12h:30min - SOPHIA SANTANA PEREIRA

Link da videochamada: https://meet.google.com/cyp-hnmz-wff

17/06/2025 às 12:20
Alteração do Cronograma do Processo Seletivo

A FapUnifesp torna públicas as alterações ocorridas, conforme segue:

Adiamento do cronograma do processo seletivo: conforme segue:

7.DO CRONOGRAMA DO PROCESSO DE SELEÇÃO

 Etapa

Descrição

Caráter/Detalhamento

Período

1ª fase

Análise curricular

Classificatória e eliminatória

16/06 /2025

2ª fase

Convocação para Entrevista

Divulgação e Convocação dos Candidatos para 2ª fase

17/06/2025

3ª fase

Entrevista

Classificatória e eliminatória

18/06 a 20/06

4ª fase

Resultado preliminar

Divulgação dos candidatos aprovados antes da etapa de recursos

23/06/2025

5ª fase

Recursos

Solicitação de reconsideração do resultado preliminar

24/06/2025

6ª fase

Resultado pós recursos

Divulgação da listagem final de candidatos aprovados

25/06/2025

09/06/2025 às 15:55
Prorrogação das Inscrições, Alteração do Cronograma do Processo Seletivo

A FapUnifesp torna públicas as alterações ocorridas, conforme segue:

Prorrogação do período de inscrições: 03/06/2025 a 15/06/2025

Adiamento do cronograma do processo seletivo: conforme segue:

7.DO CRONOGRAMA DO PROCESSO DE SELEÇÃO

Etapa

Descrição

Caráter/Detalhamento

Período

1ª fase

Análise curricular

Classificatória e eliminatória

16/06 /2025

2ª fase

Convocação para Entrevista

Divulgação e Convocação dos Candidatos para 2ª fase

17/06/2025

3ª fase

Entrevista

Classificatória e eliminatória

18/06/2025

4ª fase

Resultado preliminar

Divulgação dos candidatos aprovados antes da etapa de recursos

23/06/2025

5ª fase

Recursos

Solicitação de reconsideração do resultado preliminar

24/06/2025

6ª fase

Resultado pós recursos

Divulgação da listagem final de candidatos aprovados

25/06/2025

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